Guilherme escreveu em 04/06/03.

Só para deixar vocês com a pulga atrás da orelha.
Logo em breve estará circulando um gol com motriz de RS4
(motor cambio etc.)
O Audi do Funari terá uma embreagem de cerâmica com disco
duplo (desenvolvida especialmente) isso permite uma carga maior
com o pedal não tão pesado. E tem mais um Audi que terá 500hp.
Estas são as news dos carros nada convencionais
 [ ]´s Guilherme

                                                                                          

Duarte escreveu em 05/06/03.

Pessoal já que vejo uma verdadeira fixação por aberrações do tipo
gol com motor de RS4, S3 de sei lá com quantos mil cavalos e outras
perolas da engenharia de vanguarda, gostaria de compartilhar
alguns vídeos interessantes pertinentes ao tema, tais como:
UMA MODENA AMARELA TOMANDO UM ESPANCO ANIMAL DE UM CORSA
UMA M3 NOVA SENDO EMPURRADA NA ESTRADA PELO MESMO CORSA é depois de ver isto tudo já estou até acreditando em papai Noel !!! hehehehe
NO SITE www.puku.jazztel.es/videos/
Ale, abre o jogo. Divide essa felicidade com a gente.
Abraços
Fabio.

 

Conrado escreveu em 05/06/03.

Gostaria de conhecer o sujeito que coloca o motor de uma RS4 num
gol... Qual é o objetivo dele?   Rasgar dinheiro e ser um proprietário do gol
mais rápido? Arrancada? Pq não coloca num A3 pelo menos? Vai ter mal
gosto assim na p%&$@.

 

Alexander Martins escreveu em 05/06/03.

Me explica a diferença dele pro cara que comprou uma Enzo aqui no
Brasil e vai tirar o motor e passar pra uma Maranello.

Duarte escreveu em 05/06/03.

Concordo com vc Conrado e depois como é que o felizardo arrumou
este motor e cambio, por quais meios, se meu carro que é garantia da
Audi, a mesma levou quase 1 MES para fornecer a engrenagem da 2º
marcha uma peça do tamanho de um CD?  e a estrutura do Gol aguenta
isso, isto é a potencia de 380cv? e andando em alta velocidade como será?
Pq se tudo isso der certo, além de arrancar muito forte e andar
acima de 264km/h e o carro funcionar perfeitamente, ai só restará
uma conclusão não vale a pena ter um S ou um RS, M, AMG, PORSCHE
FERRARI  que valem  de R$100.000,00 a SEI LÁ qtos milhares de reais 
enquanto se pode pegar uma bagaça de R$5.000,00 e fazer TUDO
MELHOR !??!?! veja tenho uma RS4
E os projetos de estudos de marcas como Audi, Mercedes, BMW, Porsche
e etc..., que gastam alguns milhões para desenvolver um produto que
com tudo isso ainda dá defeito, como fica um Frankstain destes pode
dar certo!?!?! e se der certo dura o que uma ou duas voltas!?!?!
PS. É mais um pouco e nem carro de F1 vai andar junto (nem
arrancando e nem e circuito) com as criações tupiniquins!?!?! hehehe

 

Fábio escreveu em 05/06/03.

Me desculpem, más na minha opinião esse gol vai ficar um lixo.
Imagina vc acelerando ou dando um final....Lembra do filme Velozes e
Furiosos??? Quando as peças começam a se soltar e cai tudo....É isso
que vai acontecer. O gol não tem aerodinâmica e não tem estrutura
para aguentar um motor de um RS4 e velocidade e aceleração que esse
motor proporciona. Outra coisa, será que o motor cabe em um gol? È um
6C, portanto bem maior que um 4C. Depois alguma coisa tá estranho...Um
motor, cambio de RS4 devem custar quase o preço do carro todo. Quem
seria louco de gastar tanto dinheiro para fazer isso em um gol.

A pessoa deve ser frustrada pois uma RS4 não é para muitos.
Enfim, acho que se tal projeto existe, vai ser um fracasso.

 

Sds
Fabio

 

Guilherme responde em 05/06/03

É amigos, esses projetos realmente existem, e cada proprietário tem lá seus
motivos para fazer esses projetos.
Acredite se quiserem, em muitos projetos parecidos como esses, existem
engenheiros e técnicos de ponta, que fazem peças quase que artesanalmente,
verdadeiros monstrinhos. Mas por possuírem facilidades de peças, ou mesmo
oficinas próprias, conseguem viabilizar os projetos. Só para vocês terem uma
idéia do que estou falando. No campeonato de super production de rallye de
velocidade existem S10, é a s10 que vocês conhecem que chegam a valer
150000,00 reais, l200 custando 100000,00 dólares e outros protótipos que não
tem preço.
Se forem em arrancadas em Interlagos, verão golzinho que custa uma fortuna,
mas o que tem de golzinho? Na verdade quase nada.
Portanto se o intuito é arrancada, nunca teria um Audi , ou uma Mercedez ou
uma BMW ou uma Ferrari ou.......
Conseguimos chegar ao ponto em que eu queria levantar.
Nossos carros não são para arrancada. Quer ficar arrancando com ele, Para as
concessionárias isso é perfeito, pois é onde gastarão o custo do beneficio
de ficar andando forte. Aqueles que gostam de andar mais forte, tem de ter a
consciência que isso tem um preço. E muitos aqui o tem. É só vermos quantos
carros param nos box após provas de arrancadas. Cada parada desta tem um
custo. E é ai que temos de ter em mente a relação custo benefício.
Aos que foram no Ferrari day, sabem que cada 5 ou no máximo 7 voltas, vão um
jogo completo de pneus P0, foram exatamente 5 jogos de discos trocados, dois
carros avariados, e por ai vai. Agora falar que a Ferrari não tem freio ???.
É não é por aí.
Todos gostamos de velocidade, todos gostamos de aceleração, e isso nossos

carros nos proporcionam em viagens, e no dia a dia.
Perguntem aos que andam mais forte, se já não trocaram suas embreagens por
porcelana, se não trocaram os filtros por K&N, se não tiveram problemas com
seus câmbios, se não deram up grade nos freios. É bem vindo ao mundo das
máquinas delicadas e dos brinquedos caros, um mundo exclusivo, feito para
poucos, mas que tem seu preço de entrada. Prazeres custam, mas não a preço
que pague a sensação de ver seu ponteiro passando dos 250, ou sentir seu
coração a milhão quando você percebe que atingiu 100km por hora antes dos 5
seg. É um orgasmo que perdura alguns dias, mas é um orgasmo para poucos.
Parabéns para nós que conseguimos toda essa sensação com segurança,
segurança essa que só nossos carros podem oferecer. Nenhum desses
monstrinhos tem a tecnologia embarcada para realizar uma curva num dia de
chuva a 200km/h com segurança, ou poderiam rodar com a devida documentação,
corrigir uma entrada de curva errada, não patinar ao sair quando você
simplesmente pisa no acelerador, sem se importar com a pressão aplicada, e
ter a segurança de mais de 5 airbags só para garantir o sorriso da sua
família, depois de um péssimo dia, e muito menos CARREGAR nossas Argolas,
que carregamos como Troféis de uma conquista, e que todos almejam.
Parabéns para nós que fazemos parte de um grupo seleto e exclusivo.
[ ]´s Guilherme

 

 

Ricardo Tannus escreveu em 05/06/04. 

Pessoal,
O Golf da Dalhback, que é com motor de RS2 ninguém acha aberração? E TODOS aqui pagam o maior pau para o carro, falaram até que deveria ser produzido em série!!!
Agora se é feito no Brasil, vocês metem o pau!
Vai entender. . .

 

Conrado escreveu em 05/06/04.

OK Guilherme, concordo com vc em alguns pontos, só não me entra na cabeça porque um GOL ? Talvez pq eu não goste de arrancada... O meu amigo montou um Beetle para correr endurance. Ficou maravilhoso, mas se fosse um gol, não diria o mesmo. Lembro que me refiro a pessoas que gastam verdadeiras fortunas nas motorizações e o preço do veiculo acaba por sendo uma parcela relativamente pequena mas que pode agregar em muito no final... Quanto a usar nossas maquinas na pista, sempre andamos no autodromo, entra, sai e sem problema algum no carro. Agora, concordando com vc, tem gente que acha que é um carro de corrida e quer dar 10 voltas no pau, sem deixar umas voltas para esfriar o conjunto, ai os freios vão tudo pro saco... E as Ferraris sim, tem um pessimo freio...(Ex: Um cara de 360 achou que estava com fading e continuou andando, quando percebeu, voltou pro box e ja tinha comido tudo...já um conhecido meu colocou freio de porsche na Modena...)

Mas para mim não tem sensação melhor que dirigir no autodromo. Por isso no nosso envento em pista cada carro deverá ter o OK do pessoal da area de pneus e da oficina (pastilhas, oleo, etc) para entrar na pista, alem, é claro, de umas aulinhas por um instrutor graduado! Ai anima né??!!

 

 

Guilherme escreveu em 05/06/04

É isso aí Conrado, não quis entrar no mérito do evento em interlagos, alias sou totalmente a favor, mas sim alertar o povo, pois muitos estão questionando a qualidade dos veiculos, e alertando para o possivel susto que tomarão quando andarem com seus carros lá. Vale a pena ainda lembrar que muitos dos carros que deram problema aqui, conseguiram uma extensão de garantia uma vez que a garantia dos mesmos já havia vencido. Portanto meninos sintam-se gratificados.

[ ]´s Guilherme

 

 

 

Duarte escreveu em 05/06/03.

A questão do ONDE é em função de por ex. deu pau geral no Golf da
Dalhback, calma a peça super hiper exclusiva tem no estoque, ou
opa!!! não tem no estoque mas fique tranquilo o fabricante é aqui na
esquina, percebe a diferença ou não???
Outro ponto para um produto deste nivel que é muito especifico
EXISTEM VARIOS OUTROS EM NIVEL IGUAL OU ATÉ SUPERIOR vide TT BI-
MOTO, RS4 MTM, S3 MTM, tuning da OETINGGUER,  SKN, BRABUS e assim
vai, logo é algo mais comum, mais dia a dia, no tocante a reposição
de peças mão de obra especializada que existe em grande quantidade e
por fim preço da brincadeira!!!
Aqui vc que pode ter algo exclusivo mesmo que seja fabricado por
montadora SIM claro, mas na pratica a teoria é bem outra agora o que
dizer de um carro destes, salvo se o proprietário tem uma estrutura
superior a de UMA MONTADORA INSTALADA!!!
E um evento em pista onde tudo é levado ao extremo ainda que por
pouco tempo, será que aguenta o tranco!?!? entra andando e sairá
como!?!?
Por fim minha conclusão pessoal o carro PODE ATÉ SER O CERTO, MAS O
LUGAR É ERRADO, para te-lo,  usa-lo e principalmente concerva-lo!!!

 

 

Luiz Leão escreveu em 05/06/03.

E aí grande Conrado! tudo bem?
Agora , depois de ver todos os topicos desse assunto, sou obrigado a
concordar em numero genero e grau com vc!
Vá ter mal gosto assim na PQP! tem doido prá tudo mesmo....
Que tal, vens pro evento aki no atódromo?
[ ]'s
Gil, o véio sumido, mas, ainda bem vivinho e curtindo adoidado a
virgenzinha prateada!

 

Guilherme escreveu em 05/06/03.

Zé, com o povo daqui funciona mais ou menos assim: quebrou o cambio, vamos
abrir, a quebrou essa engrenagem! oque tem de similar no mercado?, a não tem
similar, poe outro cambio enquanto a gente acha a peça, ou dane-se vamos por
outro cambio que apareceu daquele carro que estourou o motor, e ai o
monstrinho ganha vida novamente.
Com o povo dela eles tem o mesmo perrengue que aqui, salvo que eles tem o
desenbaraço da alfandega menor
E se for carros preparados como os que voce citou, desculpe mas voce deve
estar desinformado, esses projetos não nascem de um dia para o outro. E
mesmo com os kit´s prontos,kit´s esses que levam alguns meses para os
projetos ficarem prontos em forma de kits. Não são instalados em menos de
uma semana, os carros ficam muito mais sucetiveis a dar pau, e se der vão
ficar parados por um bom tempo na oficina simmm.
Guilherme

 

Luiz Leão escreveu em 05/06/03.

Meu presidente!
Dessa maluquice até gostei um pouquinho! rsrsrs!
Se alguém souber dum RS2 P.T. por aí, vou enfiar o motor dela na
minha quantum de uso diário....que tal?
E no mais, tudo bem? me conta uma coisa: a tua perua já apresentou o
chato problema de morrer na marcha lenta? já chequei o motor de passo
tá ok, mas a virgem às vezes teima em apagar quando reduzo num sinal

ou num cruzamento....
[ ]'s
Véio sumido, mas bem vivinho....

 

Paulo Carvalho escreveu em 06/07/03

Ricardo Hellbrugge,
Li casualmente hoje numa revista de carros desse mês, um interessante
artigo sobre o teste do Porsche GT2, o qual está assinado por um
Ricardo com o seu sobrenome. É vc mesmo o autor do artigo? 

[]s,

paulo

 

Carlos Eduardo escreveu em  07/07/03

Ricardo conta mais sobre essa matéria, fiquei curioso...
Abraços
Cadu

 

Ricardo Hellbrugge responde em 07/07/03

Cadu,

Oha, talvez eu deva dizer inicialmente que tenho 53 anos e que testo carros desde os meus 23 anos para diversas revistas. Assim, já passaram diversos "carrões" pelas minhas mãos, sempre na Europa ou nos EUA. E com o tempo a gente se acostuma a tudo, especialmente com o que há de bom. Assim, uma BMW M3, um Porsche 911 Turbo ou uma Mercedes SL 55 AMG são máquinas incríveis, mas que pouco mexem com tua adrenalina. Tudo é muito civilizado, controlado, equipado demais. Eu pessoalmente sou apaixonado por carros minimalistas e puristas e este GT2 é um destes raros exemplares de carro de série que te passam adrenalina a mil, você realmente se sente pilotando na pista a cada km rodado. É maravilhoso... esta matéria saiu na Motor Show deste mes, como sempre cortam muito o texto mas acho que deu para passar a sensação de que este máquina é especial.

Outro carro muito especial que tive a sorte de testar, e que está na revista Auto & Técnica deste mes nas bancas, é o Opel Speedster, nada mais que um Lotus Elise com outro emblema. É outro raro exemplo daquilo que eu sonho que um carro deva ser. E não custa muito...

 Sem querer soar arrogante ou metido, na linha Audi o RS4 da Audi é o que mais se aproxima deste estilo de carro que eu curto. Mas está muito longe de um GT. Me desculpem os amigos do clube, os S e RS são maravilhosos, porém um RS6 está cada vez mais longe deste ideal, pois estou falando de um outro tipo e de outro patamar de desempenho de carro. Não é apenas o número de cavalos que importa, é o conjunto todo e a sensação que este conjunto te passa. Para não deixar os amigos do clube zangados, vou adiantando que sou um feliz dono de um A6 4.2 e de uma S2.

 Esclareceu ou confundiu?

 Um abraço

 Ricardo

 

 

 

 

 

Carlos Eduardo escreveu me 07/07/03:

Adorei a explicação e fiquei extasiado com tantas máquinas em  um texto só, acho que o verdadeiro sabor e aroma da gasolina está dito em seu gosto por carros ... concordo com cada detalhe e  que meu gosto fique apurado como o seu ao passar dos anos. obrigado

Cadu S4.

 

Mark escreveu em 08/07/03.

Muito boas suas impressões Ricardo,
desde que nós conversamos eu tenho acompanhado suas matérias.
parabéns!!!
Vc já testou algum destes novos "exóticos", tipo Pagani S, Enzo,
Saleen S7, Koeningseg (é assim que se escreve?)?


 

Ricardo Hellbrugge escreveu em 08/07/03.

 

Paulo, 
s
im, humildemente sou eu! Que carrão ..
 
A
braços
 
Ricardo

 

Paulo Carvalho escreveu em 08/07/03.

Então, congratulações por transmitir a nós leitores,
apaixonados por carros, impressões com tamanho grau de
realismo, informações técnicas e sobretudo emoção.

Abraço

paulo

 

Mark escreveu em 29/09/03.

Ricardo, conta tudo desse seu Dahlback tupiniquim que saiu na Quatro
Rodas.
Como tem sido andar cm este monstro na rua!? Detonando Ferraris?!!!

Aquele preço da Quatro Rodas é o que vc gastou pra montar ou é o
preço mesmo?

Disseram que não faz tanta curva, porque?

[]s e divida com o pessoal, afinal, a alma é S

 

Ricardo Tannus escreveu em 30/09/03

 

Opa!?!!?! Saiu na quatro rodas? E você nõa falou nada por aqui? Manda a
ficha completa !!!

 

Rodrigo escreveu em 30/09/03

Será que tem mesmo aqueles 500 hp que a quatro rodas estimou ??


Abraços

Rodrigo

 

Ricardo Tannus escreveu em 30/09/03

Não duvido!!! Estou indo comprar esta revista!!!
Parabéns Ricardo!!

 

 

Ricardo Hellbrugge escreveu em 30/09/03

Olá pessoal,

 

bom, a matéria está na revista Quatro Rodas! O Gol 4x4 é o primeiro e único do mundo! É como ver um filho da gente nascer e dar uns primeiros passos! Foram quase 6 meses de trabalho insano, sem interrupções, varando fins de semana e noitadas. Surgiram muitas dificuldades não previstas, apesar de todo o projeto de engenharia feito anteriormente. A revista recebeu o carro praticamente virgem e espancou o pobre coitado. Eu sequer tive oportunidade de andar no carro antes, então imaginem a falta de acerto geral! E mesmo assim o GT4 se saiu muito bem, o que mostra que as horas de cálculo estrutural, simulações em computador e o projeto como um todo tem saúde! O mais legal é que deu para provar que aqui também conseguimos projetar e executar mudanças radicais, como ocorre no chamado Primeiro Mundo.

 

Estamos agora trabalhando no acerto do motor; ele não tinha os 500 HP estimados pela revista neste primeiro teste. Sequer estava amaciado! Mas vai ter no segundo, no próximo mes...

 

No momento estou realmente sem tempo para entrar em mais detalhes, o que farei com todo prazer na hora mais conveniente. E o preço indicado é o preço de venda para o consumidor final, será feita uma série limitada de 3 exemplares apenas.

 

Um abraço a todos e não vamos esquecer que por baixo desta máquina única está a mecânica das quatro argolas.

 

Ricardo

 

 

Ricardo Tannus escreveu em 30/09/03.

Ainda não comprei a revista. Mas novamente parabéns! Isso mostra a
vantagem
d
o povo brasileiro:
"Mesmo com recursos escassos, conseguimos fazer coisas de igual
para igual
com os gringos"
Vou "digitalizar" a matéria e mandar para todos os sites "gringos"

E estou

curioso, qual é o preço dele?
 
Abraços,
 
 Ricardo

 

 

Mark escreveu em 30/09/03

Olha na revista!

 

Ricardo Tannus escreveu em 30/09/03.
Ainda não comprei a revista. . .

Mas mesmo assim obrigado.

 

Alexandre Bernardes escreveu em 30/09/03.

Parabéns Ricardo!!!!

Agora só resta saber quando é que vc vai apresentar o bólido pra galera do clube...

 

[ ]'s ALE

 

Vacilie Mihaliuc escreveu em 01/10/03.

Qual foi a edição da 4 Rodas ?
A de setembro último não é.
É a edição especial "TUNING" ?
Abraço,
Vacilie.

 

Ricardo Tannus escreveu em 01/10/03.

É a que está nas bancas agora. Não é a especial de tuning.

 

 

Vacilie Mihaliuc escreveu em 01/10/03.

Pois é...

Ontem comprei a que está nas bancas, a de setembro com a
matéria de capa do comparativo dos sedans automáticos, e não
achei nada.
A de outubro creio que ainda não tenha saído.
É a de agosto ? Qual a capa dela

Abraço,
Vacilie.

 

Ricardo Tannus escreveu em 01/10/03.

Veja em:

http://quatrorodas.abril.uol.com.br/

É a com o Fox na capa.

 

 

Vacilie Mihaliuc escreveu em 01/10/03.

Caramba !
É a de outubro.
Vou ver se encontro hoje.
Obrigado.
[ ]'s,
Vacilie

 

Alexander Martins escreveu em 01/10/03.

 

Acabaram as discussões do DESAFIO ou fui deixado de fora? Hehehe

Acalmaram-se os ânimos?

Abraço,Alex

 

Fabio Matuck escreveu em 02/10/03.

Eu sempre estou atrasado....hehehehe...De qualquer forma,
parabéns...Vou ler a reportagem hoje pois acabei de receber a revista

Abraços

Fabio

PS: Quero ver a máquina.....

 

Alexander Martins escreveu em 10/10/03

Po, Ricardo, R$240.000,00???? Fala sério, vai...
Por R$240.000,00 vc monta um Dahlback de 900cv, não um (de modo
algum querendo menosprezar seu trabalho, longe de mim :))), GT4 de
500, carburado, vai...
Tudo bem que vc possa vender a R$240k pra desmiolados que nem nós,
mas você tá contando muita mão de obra e todo o trabalho de
desenvolvimento nesse preço, né? :)

Abraço,
Alexander.

 

 

 

Ricardo Hellbrugge escreveu em 10/010/03.

Alex,

 

acho que a questão não é realmente quanto a Dahlback gastou no projeto (você ficaria muito, mas muito surpreso) ou a MTM no seu Bimoto (600.000 Euros, para você ter uma idéia).

 

A ótica deveria ser outra. Lembra daquele comercial, onde se dizia que tem coisas que o dinheiro não consegue comprar? Por exemplo a satisfação de ter sido o primeiro a ter tido esta sacada e depois de ter conseguido realizar este projeto, único no mundo, ainda por cima em tão curto espaço de tempo. E isto no Brasil.

 

Não fica mais legal assim?

 

Um abraço

 

Ricardo

 

Mark escreveu em 10/10/03.

Concordo Ricardo.

Vc está realmente de parabéns. Muitos sonham, poucos tentam e só
realmente alguns conseguem.

A propósito, como está o desenvolvimento do motor? Vc disse que ainda
não estava totalmente afinado. Aliás, aproveitando o email, no S2
original, de pé embaixo, qual era a temperatura de escape?

Acho que quando vc tiver tempo, seria legal contar, principalmente
para os que gostam da parte técnica, como foi o processo de
desenvolvimento... a pesquisa realizada antes etc.

Abraços
Mark

 

Ricardo Tannus escreveu em 10/10/03.

Golf da Dahlback por este preço???
Acho que vc se enganou, ele custou, segundo o Hans Dalhback, por volta de
US$ 500.000!!!!

[]s,

Ricardo

 

Alexander Martins escreveu em 10/10/03.

Claaaaaaaaaro, e eu apoio totalmente você me entendeu errado... foi
um comentário isolado sobre o valor... é porque eu acompanhei mais
ou menos o que vc foi fazendo (até começar a montar, porque sumiu da
lista, imagino que pra se dedicar ao carro)...
E eu mesmo pensei em fazer isso no meu S3, mas desisti pois segui
outro caminho... a MTM gosta de números altos, e 600.000 euros é o
preço de venda do TT Bimoto... eu não estava de modo algum
diminuindo seu esforço, só comentei que a 4R divulgou 240.000 como
seu CUSTO, e não imagino tudo isso... agora, quanto à valor pra
venda, tá mais do que certo...

E a iniciativa também merece elogios, pois não vi muitos com coragem
disso até hoje...

Abraço,
Alexander

 

 

Alexander Martins escreveu em 10/10/03.

Ricardo, do mesmo jeito que eu já falei, que se alguém quiser
comprar O MEU S3, é R$ 200.000,00...  filho não tem preço, e se tem,
é facada... mas se você for escarafunchar os custos reais de
material, é muito inferior... US$ 500.000,00 no Dahlback? Duvido
muito... pode ser que eles queiram vender por isso, mas eles tem o
que quiserem lá à mão! A transmissão, dos AUDI-IMSA de corrida eles

conseguiram numa boiada, porque acharam com um conhecido... a
questão é, eles montaram AQUELE carro por, sei lá, US$ 50.000,00,
mas se você quiser outro, é US$ 500.000,00, porque só eles fazem!
Do mesmo jeito que, quando eu vi que o Ricardo pensa em até fabricar
o carro pra venda, minha primeira pergunta foi: onde diabos vamos
encontrar outros S2 assim pra picar e fazer o GT4? Mas essa
preocupação, a pergunta e a resposta estão embutidas no preço.
Como é com qualquer carro de sonho - você quer uma Ferrari? Pague o
preço do desenvolvimento, pague o lucro da Ferrari, pague a marca!
Porque segredo não existe...
Mas como todo mundo leva meus comentários pro lado errado... o
Hellbrügge eu entendo, pois não me conhece, mas você, presidente?
Poooo...
Todos podem ir lá checar no site da MTM, agora eles estão fazendo
RS6 de 600+ cv - e sem voar pedaço do câmbio pra todo lado! Quanto
custa fazer o chip do câmbio? U$100,00? Talvez... mas como só eles
estão fazendo, e o deles aparentemente não quebra, pode cobrar US$
5000.00 só pelo chip do câmbio que a galera paga! E o pacote inteiro
pra 600+cv é 29.000 libras! Po, isso é o preço de um TT 0km na
Inglaterra! Como pode custar uma reprogramação eletrônica, duas
turbinas e mão de obra? Do mesmo jeito que eu perguntei pra Holinger
na Austrália quanto sairia pra projetar um cambio de TT/S3...
zillion million dollars, porque não tem demanda... mas o de Subaru
Impreza custa US$ 4000,00! Inteiro, com a relação de marchas que
você quiser, pra aguentar zillion million cavalos!

Abraço,
Alex

 

Mark escreveu em 11/10/03.

Acho que vc viajou Alex.
O custo de alguma coisa nunca é só o insumo. Por isso inclusive
somos de terceiro mundo. Vendemos a matéria prima para o primeiro,
eles a "desenvolvem" e nos vendem o produto transformado por 10x
mais. Não é porque eles passaram a gostar do produto e tem um
carinho por ele que eles vão cobrar mais, mas porque foi colocado
capital humano ali.

Nos carros a mesma coisa. O chip custa U$3 e não U$100, mas o
desenvolvimento é caro. Horas e horas em cima do dyno, só o custo do
dyno, do engenheirop em cima do carro, da compra de esquemas da
Bosch e ZF..... não dá pra comparar.
O zé da esquina faz A3 com 320cv e o Funari por exemplo tb. Os dois
usam a mesma turbina, compram a pressurização no mesmo lugar. Só que
no zé é 3 no Funari é 12. Porque? Capital humano no desenvolvimento.

 

José Duarte escreveu em 11/10/03.

Grande Alex!
Entendeu pq coisas aparentemente iguais, podem ter caracteristicas e 
preços bem diferentes? por mais que sejam semelhantes, há que se
considerar o que existe por trás do produto acabado, que
inevitavelmente resultará em caracteristicas/valores radicalmente
opostos! por mais que tudo seja IGUAL!  :-)
[]s 

Alexandre Bernardes escreveu em 11/10/03.

Ricardo,acabei de ler a reportagem da Quatro Rodas e gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa,coragem e dedicação na realização do GT4.

Parabéns!!!!

 

 P.S.Faça uma forcinha para comparecer em nosso próximo encontro,OK?!!!

ALE

 

Rodrigo escreveu em 24/10/03.

Estava lendo a nova edição da Quatro rodas, e infelizmente parece que
a segunda parte do teste do Gol GT4 não foi feita por problemas
mecânicos.. Espero ansiosamente pela continuação da saga...hehe
Alguém leu tb que o autódromo de Interlagos fica aberto a todas as
pessoas para umas voltinhas ?????
Abraços
Rodrigo

 

Rodrigo escreveu em 28/10/03.

Fala Mark...Bom, na última página da revista quatro rodas deste mês
está escrito que o autódromo fica aberto a todos. Então, se vc quiser
entrar com seu carro na pista, conforme a revista, vc pode andar lá a
vontade.
 
Abraços
 
Rodrigo

 

Ricardo Tannus escreveu em 29/10/03.

Isso ia ser  bem legal. Você tem como "escanear" esta matéria e enviar pro
meu email?

[]s,

Ricardo

 

Mark escreveu em 08/12/03.

Ricardo,

soube que seu carro foi internado no Herrera para alguns ajustes, e
pela "boca-pequena" que a idéia é um VR6 biturbo ali na frente...

Atualize-nos!!!!!

Como estão indo os testes?
Quais os problemas que vc tem enfrentado?


Abraço,
Mark

 

 

Ricardo Tannus escreveu em 09/12/03.

Opa! Como é isso? Conta para gente Ricardo!!


[]s,Ricardo

 

Ricardo Hellbrugue escreveu em 09/12/03.
Olá pessoal!

 

Estive forçadamente afastado do GT4, pois (Lei de Murphy) estouraram uma buchas grandes na minha empresa, obrigando a focar 100% na empresa, apagar os incêndios e dimensionar o estrago. Mas agora esta parada está sob controle, felizmente.

 

O GT4 deu muito certo como projeto de carro. Freia, anda reto, faz curvas bem. A parte mais difícil ficou legal. Mas o motor de 2.0 litros e 500 HP é o calcanhar de Aquiles. Assim resolvi mudar de preparador de motor, pois o anterior simplesmente não conseguiu tornar o motor confiável, aliás longe disto! Os problemas foram de todo o tipo, um de cada vez, praticamente o carro não conseguiu rodar mais depois do teste da revista. Esmagou bronzina de biela, engripou pistão, moeu eixo comando, trincou cabeçote, fumou turbina, pirômetro sempre passando dos 1200 F. Tentamos controlar a fera com dois bicos suplementares e HIS, além da Weber, mas também não surtiu efeito. Muitas tentativas de montar outros eixo comando, de enquadramento diferenciado destes comandos, de regulagem da Weber, instalação de radiador de óleo, troca para óleo sintético Mobil F1, enfim fizemos de tudo e o motor rodava 100 km e já era. Daí deu a "zebra"na empresa e deixei o carro literalmente parado por uns 45 dias.

 

Sim, vou partir agora para um VR6 2.8 bi-turbo, pois a única forma racional de querer ter esta potência com alguma durabilidade é aumentar a cilindrada para no mínimo 3 litros. Se alguém souber de um motor destes a venda, do antigo 12V, estou interessado. Posso até fazer a troca com o motor da S2 que ainda tenho.

 

Para quem tiver interesse, fiz um site www.hellbrugge.com.br do carro. Como não tive tempo de me dedicar ao site, foi para o ar a versão protótipo, sem pensar ou se inspirar muito. Em breve terei condições de torná-lo mais legal e mais completo.

 

Então taí é um mini-update do GT4, espero que na versão VR6 eu possa apresentá-lo ao clube com alguma esperança de não quebrar a cara!

 

Um abraço

 

Ricardo

Ricardo Tannus escreveu em 09/12/03.

Ficou legal o site, parabéns! Deu para tirar algumas dúvidas que ainda
tinhamos.

Abraços,

Ricardo